domingo, 30 de abril de 2017

Poesias de Mário da Silva Brasil: (crônica) 1º de Maio.


 Poesias de Mário da Silva Brasil
 (1889-1962)

Desde julho de 2008 venho veiculando neste blog algumas poesias do meu bisavô Mário da Silva Brasil, as quais foram escritas em sua grande maioria na década de 1910, na cidade de Porto Alegre. Muitas delas foram publicadas nos jornais da época, já outras ficaram registradas em seu caderno.
Hoje, ao invés de uma poesia, disponibilizo um artigo/crônica alusivo ao dia 1º de Maio, Dia do Trabalhado, do ano de 1909 e de autoria de Mário da Silva Brasil, preservando-se a escrita da época:


1º de Maio

Dia sublime, data imorredoura, para vós, laboriosos operarios, que festejaes nesse dia a liberdade de vossas ideias, a independencia de vossas individualidades e a grande união de vós todos para o regozijo commum, para o contentamento mutuo e para a vossa alegria reciproca.
Lembrae-vos que será naquelle dia que o pedestal da Pátria, o glorioso, torrão gaúcho, celebrará com a sua mais sublime pompa, e o echo dessa festa immensa percorrerá os quatros cantos desse pedaço heroico do Brasil, repercutindo muito além dos horizontes de nossa Terra.
Lembrae-vos mais, que o inesquecivel 1º de Maio é para vós um dia significativo e grande, preparae-vos portanto, para que com toda a força de vossos corações, solemnizal-o com toda a gala e com toda a pompa, pois que todas as sociedades do operariado rio-grandense se agitam e se preparam com todo afan, para com o mesmo aparato dos annos já passados, celebrar esse dia tão memoravel para vós.
Apparelhae-vos pois valentes labutadores, não vós deixeis levar pelo esquecimento nem pela desidia do corpo acobardado pelo trabalho quotidiano, sigaes o exemplo que vos dão as outras sociedades do operariado rio-grandense.
Apromptae-vos sem demora para com o magno gaudio gozardes do prazer d'aquelle dia que se vos appresentará feliz e cheio de vida.
Não desanimeis pois que a coragem não vós desampará.
Concito-vos pois para com toda a força e vontade de vossos corações, homenagear aquella data com toda a pompa e solemnidade!
Salve pois, o 1º de Maio!
Viva o operariado desta terra!



Santa Maria, 25-04-1909.

Nenhum comentário: