terça-feira, 14 de outubro de 2008

Poesias de Mário Brasil

Porque Padeço

Si no mundo gozei doces venturas,
Porque soffro, meu Deus, nesse momento?
Não terei refrigerio em meu tormento,
Nem consolo nas minhas amarguras?

Aonde foram prazeres e doçuras.
Que na vida gozei, da mágoa isento?
Qual a causa de tanto soffrimento
E o motivo de minhas desventuras?

Soffrimentos, prazeres, dores, tudo,
Atormenta-me a vida e eu, sempre mudo,
Sem nada do que soffro confessar ...

Mas vejo que esta magua não minória,
E por isto, sim direi, me, sem demora;
E’ porque não me queres mais amar!

Santa Maria, 14-3-1909.
***

Em Nossa Ausência
(À Senhorita M.Z.B.)

Teus olhares são tão fascinadores
E tua bocca é tão meiga e formosa,
Que en tua face tens a côr da rosa
E no teu coração os meus amores.

E no meu triste peito eu tenho dores,
Por não te poder vêr oh flôr mimosa!
E na hora em que te vi, oh vez ditosa!
Que em nossos corações nasceram flôres.

E agora que ellas crescem e vicejam,
Nunca mais eu as deixarei morrer
E ainda que meus olhos não te vejam,

Meu coração está sempre a te ver,
Pois nosso amor tem chammas que fiammejam
Que em meu peito não há de perecer.

Santa Maria, -1907- Publicado no jornal O DIA.