terça-feira, 23 de setembro de 2008

Sites Genealógicos

SITES GENEALÓGICOS

Com o crescente interesse na busca das origens, a internet tornou-se uma ótima fonte de pesquisas. Muitos são os sites que cuidam da matéria, alguns com a história e genealogia de determinadas famílias, outros com genealogias completas de locais, afora os bancos de dados que sempre e muito auxiliam no encontro dos nossos. Hoje, muito diferente de dez anos atrás, é possível pesquisar, por exemplo, vários documentos franceses originais on line ou encontrar índices e transcrições de registros católicos e evangélicos realizados na Rússia ou Portugal a partir do século XVIII. Já as listas de discussão em genealogia, classificadas geralmente pela região do país ou pela etnia, podem também ser bem proveitosas, não só pelo contato com outros interessados no assunto, mas também pela troca de informações e experiências. Em razão disso, relaciono alguns sítios interessantes que podem, eventualmente, trazer subsídios à pesquisa:



INSTITUIÇÕES PÚBLICAS E PRIVADAS

http://catalog.crl.edu/search/ (site de universidade americana, no qual é possível pesquisar diversos documentos antigos brasileiros, a exemplo dos Relatórios das Províncias).
http://www.apers.rs.gov.br/portal/index.php (do Arquivo Público do RS; permite a pesquisa on line de habilitações de casamento de alguns dos municípios do Estado, bem como documentos de escravidão, afora outros documentos).
http://www.cbg.org.br/ (Colégio Brasileiro de Genealogia, além de algumas genealogias apresentadas, conta com acervo genealógico e biblioteca)
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/PesquisaObraForm.do (do Governo Federal, onde disponibilizadas várias obras literárias que caíram em domínio público, sendo permitido baixar na íntegra o documento original).
http://www.familysearch.com/ (site da igreja mórmon; além do banco de dados existente, é possível verificar números de microfilmes para pesquisa nos CHF respectivos, bem como baixar o programa exclusivo de genealogia “PAF – Personal Ancestral File”).
http://www.gencircles.com/ (busca de sobrenomes em geral).
http://www.genealogy.euweb.cz/ (genealogias reais do mundo).
http://www.geneanet.org/ (buscas de sobrenome em geral, mas com predominância de linhas francesas e alemãs).
http://www.ingers.org.br/ (Instituto Genealógico do RS – conta com uma biblioteca específica e/ou relacionada com assuntos genealógicos, além de ter um considerável banco de dados).
http://www.ingesc.org.br/ (Instituto Genealógico de SC).
http://www.kuijsten.de/navigator/brazil/ (busca automática em vários sites de sobrenomes)
http://www.memorialdoimigrante.sp.gov.br/servicos/pesquisa/pesquisa.asp (possibilita ao pesquisador a busca de sobrenomes dos imigrantes ingressos na Hospedaria dos Imigrantes de São Paulo).
http://www.museuhistoricosl.com.br/index.cfm (Museu Histórico de São Leopoldo)
http://www.rootsweb.com/ (busca em geral de sobrenomes).
http://www.mj.gov.br/CartorioInterConsulta/index.html (possibilita a pesquisa dos endereços e cartórios de todo o Brasil).

LISTAS DE DISCUSSÃO

http://br.groups.yahoo.com/group/RS-Gen (RS-Gen – lista com a proposta de discutir genealogia e assuntos relacionados ao Rio Grande do Sul, com muita atividade).
http://br.groups.yahoo.com/group/sc_gen (SC_Gen – lista com a proposta de discutir genealogia e assuntos relacionados a Santa Catarina, com muita atividade).
http://br.groups.yahoo.com/group/poloneses (grupo de discussão relacionado à genealogia/história e costumes dos poloneses).
http://br.groups.yahoo.com/group/SobrenomesItalianos (grupo relacionado à genealogia/cidadania/história dos italianos).
http://br.groups.yahoo.com/group/Franceses_no_RS (grupo voltado ao estudo dos imigrantes franceses)
http://br.groups.yahoo.com/group/imigracaoalema (imigração alemã)

CEMITÉRIOS E SITES PESSOAIS


http://cemiterios.genealogias.org (com apresentação dos sepultados nos cemitérios São José e São Miguel e Almas de Porto Alegre)

FRANÇA

http://bdebreil.free.fr/ (fórum de discussão, dentre outros).
http://www.apellidosfranceses.com.ar/ (além de contato com outros pesquisadores, este site proporciona a pesquisa de documentos originais de algumas cidades da França, dentre outros).


REGIONAIS

http://www.geocities.com/nestorsamelo/gp/genpaulistana.htm (site que disponibiliza a Genealogia Paulistana, de Silva Leme, em sua integralidade).
http://br.geocities.com/projetocompartilhar2/ (listagem e teor de alguns inventários e testamentos existentes no Arquivo Público de SP).
http://us.geocities.com/lscamargo/index.html (Paraná, SC, e RS)
http://valdenei.silveira.googlepages.com/genealogiatropeira (além de outras indicadas outras páginas de genealogia, pode-se baixar A Genealogia Tropeira, que estuda notadamente famílias da região das Missões – RS).


POLÔNIA


http://www.braspol.com.br/ (Comunidade voltada à representação polonesa no Brasil).
http://www.cekaw.org/ (Centro de Estudos Karol Wojtyla – relacionado à cultura, história e genealogia dos poloneses).
http://www.eko-moc.webpark.pl/angielsko_polski_iwa/a_b_c/ (dicionário polonês x inglês)
http://gen.genealogiapolska.pl/ (busca de sobrenomes poloneses)
http://www.polonesesnobrasil.com.br/ (site muito diversificado, com fins à genealogia e cultura em geral dos poloneses).
http://www.rootsweb.ancestry.com/~ukrgs/volhynia/ (há os registros de batizados, casamentos e óbitos da região da Volínia, antes Rússia, hoje Ucrânia, com muitos nomes alemães e poloneses).
http://www.ditel.pl/ (lista telefônica da Polônia)

ALEMANHA


http://www.rootsweb.com/~brawgw/alemanha/Links_alemanha_brasil.htm (além de diversos endereços de outros sites relacionados com a imigração alemã, há arquivos e outras informações)
http://www.coloniasantoangelo.com.br/ (referidos os primeiros colonos da Colônia de Santo Ângelo, em sua grande maioria prussianos e pomeranos).
http://www.angelfire.com/nf/tu/primeirasfamilias.html (primeiras famílias evangélicas estabelecidas em Estância Velha).
http://www.ortsfamilienbuecher.de/ (Livros de Famílias on line)
http://www.saxonyroots.com/saro.php?lan=en&cat=5&body=ships/ships.php (lista de passageiros alemães)
http://www.wappenbuch.de/ (páginas de brasões alemães)


ITÁLIA


http://www.apellidositalianos.com.ar/ (site com lista de discussão, índice de sobrenomes, dicas de pesquisa, dentre outros).
http://www.comuni.it/ (possibilita contato direto com as prefeituras – registro civil - de algumas cidades da Itália).

http://www.massolindefiori.com.br/


PORTUGAL

http://www.arquivodosacores.com/
http://www.arquivo-madeira.org/index.php (há os índices dos registros eclesiásticos de todas as freguesias da ilha da Madeira)
http://www.neps.ics.uminho.pt/ (site com genealogias de algumas freguesias das ilhas dos Açores e do Continente)